Projeto
Oficina de fotonovela
Tema:
Fotonovela na construção do protagonismo juvenil
Apresentação
A fotonovela
esteve inserida socialmente no Brasil por mais de 25 anos, hoje podemos dizer que está praticamente esquecida
por fatores mediáticos das multimídias digitais que trouxeram uma nova dimensão
no contexto social, levando os sujeitos a agregarem outro formato de leitura e
escrita, claro que também validos quando bem direcionados. Foi nesta nova
proposição de conhecimentos e valores,
que situe a proposta deste projeto com meus alunos, buscando uma formação de
sujeito autônomo e critico socialmente na utilização dos veículos
comunicacionais da tecnologia da informação.
O educador
Fernando Hernández e Montserrat Ventura, baseiam-se nas ideias de Jonh Dewey,
filósofo pedagogo que defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com
os fins e da teoria com a prática.
A proposta é reorganizar o currículo por projetos, onde o aluno por sua vez, passa a ser sujeito do processo ensino aprendizagem.
HERNÁNDEZ (2007 p.22) diz que “a cultura visual se configura por práticas e interpretações críticas do que é visto, produzido e construído nas artes, mídia e na vida cotidiana”.
A proposta é reorganizar o currículo por projetos, onde o aluno por sua vez, passa a ser sujeito do processo ensino aprendizagem.
HERNÁNDEZ (2007 p.22) diz que “a cultura visual se configura por práticas e interpretações críticas do que é visto, produzido e construído nas artes, mídia e na vida cotidiana”.
Identificação
do projeto
Categoria: Currículo
Título: Fotonovela
Local: Escola Estadual Odette Algodoal Lanzara
Professor responsável: Silvone Aparecida da Silva
Foco principal do projeto: 2ª série - Ensino Médio Língua Portuguesa e literatura
-Neste momento fica a critério do professor instigar e desafiar os alunos a notarem pontos relevantes os quais ajude-os na produção do gênero. Sugerir assistir as telenovelas e atentar-se aos procedimentos de apresentação da história e a temática.
Categoria: Currículo
Título: Fotonovela
Local: Escola Estadual Odette Algodoal Lanzara
Professor responsável: Silvone Aparecida da Silva
Foco principal do projeto: 2ª série - Ensino Médio Língua Portuguesa e literatura
Público
Alvo: 2º série do
Ensino Médio (3 turmas com
aproximadamente 40 alunos)
Período proposto para realização: 12/08/2013 a 30/09/20013
Número de horas aula: 30 aproximadamente
Período proposto para realização: 12/08/2013 a 30/09/20013
Número de horas aula: 30 aproximadamente
Justificativa:
No
intuito de ancorar as propostas da referida série nas habilidades e
competências nas áreas de Linguagens e Códigos e suas tecnologias, promovendo
os educando aos percentuais de índices dos níveis de proficiência, apresento
a o gênero fotonovela numa perspectiva de construção que permita que o aluno,
entre em contato com as diferentes formas de Linguagens e Códigos,
envolvendo-os na leitura de textos multimodais, com quadrinhos, novela e
fotografia, enredando os alunos a
desenvolverem sua capacidade de expressão artística, uma vez que, demanda o
protagonismo de cada um deles na construção da narrativa ficcional.
Contando
ainda que, o gênero capacita inferências e apropriação dos elementos da
narrativa, percepção intersemiótica da leitura, lendo e relacionando imagem e
texto, na produção de efeitos de sentidos decorrentes da seleção dos níveis
semióticos nas diversas linguagens, potencializando uma reconstrução do ler e do
escrever, pois, a fotonovela é uma
forma bem peculiar de contar e recontar uma história.
Objetivos:
Conduzir o
aluno a:
1- Depreender o que é uma fotonovela, semelhanças de estilos das produções do cotidiano, recorrência aos temas, estrutura composicional, leitura de textos verbais e não-verbal (quadro a quadro) sua organização e linguagem utilizada em diferentes produções do gênero.
2- Desenvolver as competências do GI e GII assim como, atingir as habilidades nas áreas de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias do GIII; confrontar o gênero literário no contexto da contemporaneidade nas diferentes produções, identificar uma proposta temática numa linguagem argumentativa, relacionar estilo e contexto de produção, reconhecer diálogos entre ideias e embates, organizar um texto visando atingir uma proposta enunciativa.
Sintetizando:
1- Depreender o que é uma fotonovela, semelhanças de estilos das produções do cotidiano, recorrência aos temas, estrutura composicional, leitura de textos verbais e não-verbal (quadro a quadro) sua organização e linguagem utilizada em diferentes produções do gênero.
2- Desenvolver as competências do GI e GII assim como, atingir as habilidades nas áreas de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias do GIII; confrontar o gênero literário no contexto da contemporaneidade nas diferentes produções, identificar uma proposta temática numa linguagem argumentativa, relacionar estilo e contexto de produção, reconhecer diálogos entre ideias e embates, organizar um texto visando atingir uma proposta enunciativa.
Sintetizando:
- Compreender
o que é uma fotonovela;
- Ler e apreciar criticamente o gênero;
- Criar e desenvolver personagens, conflitos e desenlace com coerência;
- Ler e apreciar criticamente o gênero;
- Criar e desenvolver personagens, conflitos e desenlace com coerência;
- Utilizar as estratégias textuais na produção imagética.
Metas:
Atingir cerca
de 80% dos alunos envolvidos no projeto nas competências e habilidade de:
identificar, reconhecer, comparar, criticar e produzir.
Alcançar cerca de 100 alunos da 2ª série do Ensino Médio diretamente e todas as séries do Ensino Médio indiretamente, cerca de 120 anos.
Alcançar cerca de 100 alunos da 2ª série do Ensino Médio diretamente e todas as séries do Ensino Médio indiretamente, cerca de 120 anos.
Metodologia:
Apresentar o
projeto numa perspectiva de ensino-aprendizagem conciliada aos conteúdos
temáticos da proposta curricular do Caderno do Aluno, estabelecer critérios de
avaliação e produção, dividir a turma em
grupos de escolhas pessoais responsabilizando-os com tarefas que conduzam à
elaboração e desenvolvimento da fotonovela, escolhas de personagens (atores, atrizes,
diretor, fotografia, editor de textos outros), aula dialógica com a
participação dos alunos construindo seus
próprios conhecimentos na prática dos conteúdos didáticos, inferência da demanda
orientada visando uma produção criativa e autoral.
Estratégias e
recursos:
Leitura de
textos literários com estratégias de leitura, elaboração de texto do gênero
narrativa apreendidos, site e vídeos percebendo a elaboração da fotonovela na
atualidade e contrapondo ao passado,
assistir as novelas da televisão, além de, slide, câmera digital, celular com
recursos fotográficos, revelação e impressão de fotos, computador, outros.
Procedimentos:
-Fazer a
contextualização do gênero fotonovela
apresentado os objetivos primeiros do Projeto aliado aos conteúdos programáticos
e as teorias contemporâneas da educação;
-Diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos referente ao gênero;
-Permitir que os alunos reflitam sobre o contexto de produção e as características da fotonovela;
-Perceber e relacionar o gênero a outras tipologias já conhecidos (como os quadrinhos e a telenovela);
-Incentivar a criação e produção referente ao gênero proposto.
-Diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos referente ao gênero;
-Permitir que os alunos reflitam sobre o contexto de produção e as características da fotonovela;
-Perceber e relacionar o gênero a outras tipologias já conhecidos (como os quadrinhos e a telenovela);
-Incentivar a criação e produção referente ao gênero proposto.
Módulo 1
-Levantar o
que os já conhecem de histórias em quadrinhos e telenovela,
-Conduzir os alunos a estabelecer relações entre os gêneros, as características e elementos estruturas da narrativa nos textos do cotidiano (como as histórias ficcionais e não ficcionais);
-Inferir perguntas sobre o gênero narrativa proporcionando reconhecer semelhanças e diferenças textuais ( do que as fotonovelas falam? Elas se parecem com as novelas da tv?
-Conduzir os alunos a estabelecer relações entre os gêneros, as características e elementos estruturas da narrativa nos textos do cotidiano (como as histórias ficcionais e não ficcionais);
-Inferir perguntas sobre o gênero narrativa proporcionando reconhecer semelhanças e diferenças textuais ( do que as fotonovelas falam? Elas se parecem com as novelas da tv?
Os passos a
passos deste módulo foram apresentados numa sequência de aulas expositiva e
dialógica retomando conhecimentos já apreendidos, criando expectativas futuras
na produção do conhecimento.
A seguir
sugerimos a elaboração da fotonovela
em três versões de: revista, PowerPoint e vídeo, o que foi bem aceito pelos
alunos.
Módulo 2
A primeira
etapa refere-se à construção dos elementos textuais narrativos da fotonovela. A segunda parte é a
iniciação da construção efetiva da fotonovela.
Para dar
início assistimos ao vídeo de uma produção de uma narrativa,uma fotonovela na internet e
também foi apresentado no site da rede do saber uma fotonovela como exemplificação do que os alunos poderiam
fazer no decorrer de suas produções, pois, até o momento pela checagem prévia
de seus conhecimentos apenas uma aluna tinha conhecimento do que era uma fotonovela, assim, reforçamos para que os alunos notassem no
exemplo mostrado, as descrições das personagens nas fotonovelas que são sempre
diretas, livres e esteriotipadas, e ainda, a oposição e contrastes entres os
elementos descritivos como um recurso textual marcado por “mas”, no entanto”,
“todavia” etc. Lembrando que, nesta
seção o maior objetivo ainda é quebrar as barreiras do que envolve uma produção
fotográfica em quadrinhos onde, os personagens são reais, elucidando que,
fotografar é tão importante quanto a produção dos textos da fotonovela.
-Orientar a
confecção da fotonovela, enquadramento (o que tem haver)
-Reconhecer
os diferentes enquadramentos (apresentar os planos fotográficos);
-Qual a
relação do enquadramento com o que se quer dizer (expressões corporais,
cenário, figurino, linguagem verbal nos balões), enfim aliar fotografia ao
texto verbal.
As cenas são apresentadas numa sequência quadro a
quadro de semelhanças às histórias em
quadrinhos, também se parecem com novelas da tv, quais as relações de
semelhança e diferenças?
-Podemos perceber os elementos da história em quadrinhos, como os balões e a fala de narrador. Porém, constitui-se diferentemente dos quadrinhos com relação ao uso das fotografias e a abordagem temática – certos exageros na expressividade aliado à subjetividade dos efeitos de sentido.
-Em relação às novelas da tv, a semelhança se faz com as personagens estereotipadas e românticas juntamente com o drama que elas vivem.
-Logo a fotonovela é uma narrativa, que aborda uma boa carga de romance onde o tema do “amor” é dramatizado com exagero e até apelação, misturando elementos das histórias em quadrinhos e da fotografia, tudo isso e muito mais faz da fotonovela um gênero diferente e divertido de narrar, pois, temos romance, ação e muito drama, e porque não acrescentar uma pitada de horror ao estilo do autor.
-Podemos perceber os elementos da história em quadrinhos, como os balões e a fala de narrador. Porém, constitui-se diferentemente dos quadrinhos com relação ao uso das fotografias e a abordagem temática – certos exageros na expressividade aliado à subjetividade dos efeitos de sentido.
-Em relação às novelas da tv, a semelhança se faz com as personagens estereotipadas e românticas juntamente com o drama que elas vivem.
-Logo a fotonovela é uma narrativa, que aborda uma boa carga de romance onde o tema do “amor” é dramatizado com exagero e até apelação, misturando elementos das histórias em quadrinhos e da fotografia, tudo isso e muito mais faz da fotonovela um gênero diferente e divertido de narrar, pois, temos romance, ação e muito drama, e porque não acrescentar uma pitada de horror ao estilo do autor.
-Neste momento fica a critério do professor instigar e desafiar os alunos a notarem pontos relevantes os quais ajude-os na produção do gênero. Sugerir assistir as telenovelas e atentar-se aos procedimentos de apresentação da história e a temática.
Modulo 3
Observamos
que as histórias das fotonovelas e
das novelas da tv, são muito semelhantes, marcadas por intrigas sentimentais,
em que as personagens vivem sempre entre o bem e o mal ou seja, herói e vilão;
o(a) personagem principal enfrenta obstáculos diversos causados pelo vilão até
finalmente ter um final feliz.
-Está seção
tem o objetivo de refletir sobre o contexto de produção e demais
características da fotonovela, assim, propor aos alunos a temática.
Aqui a sugestão
foi para que os alunos escrevessem um enredo com tema, as personagens e os
dramas representados por elas, numa sequência didática dos elementos da narrativa,
visando compartilhar com os colegas em sala de aula, no intento de juntos
escolhermos o tema e a narrativa a que daria corpo à fotonovela. Essa atividade
poderia ser realizada individual ou com seus respectivos grupos.
- A próxima etapa é a
leitura compartilhada com os colegas do enredo elaborado e a discussão para
decidirmos qual a história vai ser desenvolvida, a escolha dos atores e
atrizes, o cenário entre outros aspectos relevantes. Cada turma fez sua escolha
direcionada a temas recorrentes da atualidade, considerando seu convívio com no
ambiente escolar, uma das turmas fez uma escolha referente ao conto fantástico,
uma vez que, o estudo deste gênero esteve presente nos conteúdos curriculares
do bimestre, fizemos as devidas adaptações do conto alinhando-o à fotonovela.
Módulo 4
Para dar tudo
certo vamos ao planejamento o stotyboard,
aqui é criar o passo a passo dos detalhes que envolvem o enredo da
narrativa para tudo sair de acordo na hora de fotografar.
Uma vez que, a turma decidiu qual o tema e também a narrativa (história) que seria desenvolvida, o desafio agora é colocar tudo quadro a quadro, com as representações de sua criação, o storyboard vai ajudar-nos a visualizar, planejar e desenvolver uma narrativa visual. Este roteiro é muito utilizado em animações, na publicidade e no cinema, com ele situamos uma sequência de fotos dos quadros os quais vão indicar o que cada cena deverá conter ( imagens, personagens, cenários, figurinos e plano escolhido – e as falas dos personagens e do narrador. Para saber mais sobre storyboard, http://www.spacca.com.br/educacao/storyboard.htm
Uma vez que, a turma decidiu qual o tema e também a narrativa (história) que seria desenvolvida, o desafio agora é colocar tudo quadro a quadro, com as representações de sua criação, o storyboard vai ajudar-nos a visualizar, planejar e desenvolver uma narrativa visual. Este roteiro é muito utilizado em animações, na publicidade e no cinema, com ele situamos uma sequência de fotos dos quadros os quais vão indicar o que cada cena deverá conter ( imagens, personagens, cenários, figurinos e plano escolhido – e as falas dos personagens e do narrador. Para saber mais sobre storyboard, http://www.spacca.com.br/educacao/storyboard.htm
-Para um
planejar e organizar facilitador,
procurar seguir as instruções:
Dividir a história em partes: introdução, desenvolvimento e conclusão
Dividir a história em partes: introdução, desenvolvimento e conclusão
Introdução: apresentação dos personagens principalmente o(s)
protagonista(s), a situação ainda é estável.
Desenvolvimento: é a sequência lógica dos acontecimentos apresentados de forma crescente ou decrescente, onde os conflitos são encadeados e o que era estável passa a desestabilizar.
Conclusão: os obstáculos criados pelo vilão são vencidos pelo(s) protagonista(s) construindo nova situação estável, alcançando o desenlace da narrativa.
Desenvolvimento: é a sequência lógica dos acontecimentos apresentados de forma crescente ou decrescente, onde os conflitos são encadeados e o que era estável passa a desestabilizar.
Conclusão: os obstáculos criados pelo vilão são vencidos pelo(s) protagonista(s) construindo nova situação estável, alcançando o desenlace da narrativa.
Sugestão:
1º- Procure separar a narrativa em uma ordem sequencial dos
acontecimentos quadro a quadro (cena);
2º- Faça um desenho simples (não precisa ser um desenhista, a ideia é localizar o acontecimento, um ponto de referência) em cada quadro da cena que compõem a história. Neste momento também é importante pensar nos diferentes planos fotográficos e descrever a cena.
3º- Organize as falas dos personagens e do narrador cada uma em seus respectivos quadros, caso deseje escolha também o tipo de letra, balão outros.
2º- Faça um desenho simples (não precisa ser um desenhista, a ideia é localizar o acontecimento, um ponto de referência) em cada quadro da cena que compõem a história. Neste momento também é importante pensar nos diferentes planos fotográficos e descrever a cena.
3º- Organize as falas dos personagens e do narrador cada uma em seus respectivos quadros, caso deseje escolha também o tipo de letra, balão outros.
Storyboard pronto agora é fotografar, é só
procurar seguir o roteiro, não esquecer de que o trabalho em equipe é muito importante
para que tudo saia conforme planejado, para isso, todos devem participar seja
ativamente como personagem, figurinista, maquiador, cenógrafo, diretor, escritor,
arte gráfica entre outros, deste que, a turma envolva-se na obra a ser produzida.
Vamos começar
a diversão!!
Módulo 5
Terminadas as
fotos, mais uma etapa inicia-se onde os alunos farão a montagem em PowerPoint
da fotos e inserir as falas dos personagens e narrador nos balões, feito este
passa a passo o próximo é transferir para o movie maker (a finalização em
video) aqui também foi escolhida a música que comporia o plano de fundo no contar
da história (a fotonovela ), lembrando ainda que, as fotos do Making off foram
enviadas para o estúdio para serem reveladas e fazer parte da exposição da
fotonovela, e ainda neste mesmo dia marcamos a data da exposição.
-Considerando
aqui as adequações vocabular consoante a
Norma Padrão da Língua Portuguesa, e as variantes linguísticas, para o texto
verbal.
-Um dos
objetivos aqui contam com a introdução da inserção dos gêneros digitais na vida
escolar dos educandos, uma vez que, possibilita-os a perceber os diversos recursos
que a tecnologia nos proporciona, em diferentes situações.
Módulo 6
Trabalho concluído
eis o resultado
- Os
primeiros a ver a produção da fotonovela
foram os próprios produtores, que assistiram atentamente sua criação e puderam
ver seu trabalho concluído com sucesso.
-Depois de
assistirem a produção, discutimos e avaliamos o trabalho, com respeito ao que
foi apreendidos como : a adequação ao
tema e sua intencionalidade comunicativa e desenvolvimento de acordo com as sugestões
didáticas. Houve clareza e sequência lógica? O texto verbal estava alinhado à imagem? Entre outras
discussões de relevância em que os alunos puderam inferir suas críticas sobre o
que eles próprios construíram.
Módulo 7
Mais uma vez
aqui contamos com um momento direcionado a reflexão e crítica de produção,
pois, cada turma compartilhou de sua produção com os colegas das outras séries
envolvidas no projeto.
-Além de
inferir a reflexão e critica de si mesmos, o fizeram também com a de outros
colegas, com marcadores de critérios estabelecidos e respeitosamente.
Módulo 8
Agora partir
para a organização do grande evento expondo a toda escola a fotonovela.
-Engajados na
prática do aprender fazendo, calhamos a aprendizagem do Caderno do Aluno, gênero
“reportagem” a esse momento. Sugeri que os alunos durante a organização de
nossa exposição elaborassem uma reportagem com o “gancho jornalístico” o qual seria direcionado no intuito de uma avaliação
do Projeto fotonovela. As questões de
investigação deveriam girar em torno da Avaliação deles (alunos), do projeto
com um todo e da professora como orientadora da oficina. Tudo isso durante o
momento em que estiveram mobilizados na organização da exposição.
-Pena que aqui, por não ter autorização de imagem de alguns alunos não foi possível um registro de imagem em vídeo.
-Pena que aqui, por não ter autorização de imagem de alguns alunos não foi possível um registro de imagem em vídeo.
Observação: Ressaltamos que cada módulo apresentado
pode adequar-se à quantidade de aulas planejadas pelo docente.
Módulo 9
Avaliação
Os alunos
foram avaliados nas competências e habilidade dos GI, GII e GIII, continua e
progressivamente, além de atividades vinculadas aos conteúdos curriculares do
bimestre, buscando construir e valorizar o cotidiano escolar e promovendo
aprendizagem ativa centrada no fazer.
Divulgação
O primeiro
projeto Oficina de fotonovela, elaborado pelos alunos do 2º ano do Ensino
Médio (2º A,B e C), será apresentada na E.E. Odette Algodoal Lanzara, convida
os alunos, corpo docente e demais funcionários a visitar a exposição que ficará
aberta ao público em horário pré-estabelecidos para as séries, das 7h às
12:20h, nos dias 7 e 8 de novembro.
A fim de, incentivar, divulgar, e inserir os recursos
das mídias digitais no contexto escolar, contaremos com a postagem em blogs e
demais veículos da comunicação centrada nos pareceres educacionais.
Módulo 10
As três fotonovela distintas foram exibidas na
sala de Multimídia, para todas as séries do período da manhã. Contamos com um sucesso de público e critica,
houve diversos comentários positivos entre os alunos e professores que
prestigiaram-nos, com isso, podemos dizer que nossa meta foi alcançada.
Considerações
-Tive a oportunidade de participar ativamente na construção dos
saberes de meus educandos e com eles compartilhar a expectativa de nosso
público, que por sinal revelou-se bastante exigente no que diz respeito a
produção da narrativa, sequência de imagens
em textos verbais e não-verbais,
sonoplastia, tema, envolvimento dos produtores. Contudo, percebemos que,
nossa intenção e função social de suscitar questionamentos e autonomia crítica, com referência a autoria
de produção individual assim como coletiva, atingiu o alvo envolvendo os
interlocutores numa situação dialógica de possíveis construções protagonizadas no seio escolar.
Refêrencias
ALMEIDA,
E.M & BARBOSA, JP. - Prática de Leitura e escrita - Oficina de Telenovela.
Projetos PRODESC. Práticas Pedagógicas, 2013.
CASTRO, D.A; TEIXEIRA, I,P; RAMOS, J.P. Anglo
vestibulares. Literatura I. Anglo: ensino livro-texto. São Paulo: Anglo, 2001.
Disponível em: http://www.spacca.com.br/educacao/storyboard.htm
Acesso em: 10 maio 2013.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotonovela
Acesso em: 20 maio 2013.
Disponível em: http://www.rededosaber.sp.gov.br/contents/seguranca/GestaoPesquisa/main/file_dmp/PraticasPedag2009/LP_EF_J.pdf
Acesso em: 25 maio 2013
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